A importância de um planejamento no Marketing Digital

É muito comum em uma empresa pensar da seguinte forma, preciso fazer um anúncio nas redes sociais, ou em redes de pesquisas, para alcançar meus clientes e gerar oportunidades. De fato, ações de marketing no meio digital costumam apresentar um baixo custo e gerar resultados rápidos, afinal, mais do que nunca, estamos inseridos no meio online, seja por interação social, consumo ou negócios, por isso é um ótimo meio de comunicação a ser explorado. Entretanto há muitos riscos envolvidos que devemos considerar para termos eficácia nas ações de marketing.



Nós da, Tanda Interativa, frequentemente nos deparamos com algumas empresas que não tiveram sucesso ao realizar anúncios e outras ações no meio digital. Daí, temos algumas alguns questionamentos:

- “Marketing Digital não funciona”;

- “A agência de marketing é ruim”;
- “Estou gastando dinheiro e não tenho resultados”…


Entendemos essa frustração, realmente é muito ruim quando apostamos em algo e os resultados não atingem nossa expectativa. Agora, será que o que foi realizado foi o correto para o seu modelo de negócios, digo mais, está de acordo com o comportamento de consumo de seus possíveis clientes?    


Dica importante: Estude os diferenciais e pontos fracos da sua empresa e dos concorrentes


Como mencionado no título dessa matéria, o caminho é desenvolver um planejamento para as ações de marketing no meio digital, mas calma, antes disso temos que levantar algumas informações. 


Analisar sua empresa, no que diz respeito aos produtos, ou serviços, que oferece, o ambiente de consumos dos mesmo, assim como os valores e eventuais promoções te dará uma noção de quais são os seus pontos fortes e fracos.


Com essas informações na mão é hora de analisar seus concorrentes. O que eles estão fazendo que está dando certo? Quais são seus pontos fortes e fracos?


Com essas informações fica mais fácil definir algumas metas a serem alcançadas com o marketing digital. Por exemplo, qual o posicionamento da minha empresa no mercado, ou, quero explorar os pontos fortes dos meus produtos ou serviços para vender X valor até uma determinada data.


Conhecimento sobre o padrão de consumo dos seus clientes é decisivo para o planejamento de marketing digital. 


Após definir quais são as metas é hora de criar o planejamento de marketing digital, para tanto alguns fatores precisam ser considerados para definirmos as ações a serem tomadas.


No caso, estamos falando diretamente sobre o seu cliente potencial. Vamos imaginar que o seu serviço é corte de cabelo, e um dos seus pontos fortes é um ótimo custo-benefício, logo a meta estipulada é aumento de 5% nas vendas para o próximo mês. Mapeamos como é o padrão de consumo dos possíveis clientes, por exemplo: Identificamos que os consumidores procuram por seus serviços pela internet, utilizam muito das redes sociais, e são motivados por algum(a) influencer.


Neste exemplo, algumas ações a serem tomadas no planejamento de marketing seria fazer anúncios nas redes sociais e rede de pesquisa, contratar um influencer a falar bem e indicar a sua empresa, levando a pessoa  agendar um corte de cabelo.


O que é mais importante neste exemplo é que tudo isso é voltado especificamente para uma empresa de corte de cabelo com suas particularidades e características. Agora esse mesmo planejamento serve para uma empresa que vende peças de carro? Ou até mesmo, um cabeleireiro cujo principal serviço é focado em noivas? 


A resposta é que dificilmente terá sucesso, cada negócio, cada público alvo requer uma avaliação e uma planejamento específico para as ações de marketing digital, e é isso que fazemos aqui na Tanda Interativa, analisamos, individualmente, empresa a empresa a fim de gerar propostas personalizadas de soluções de marketing digital.


Um planejamento de marketing digital precisa ser bem detalhado


Agora vamos para a última dica que preparamos para você. Após definir a sua meta, mapear o comportamento de consumo do seu público-alvo, defina um prazo e um orçamento/investimento para que as ações sejam planejadas da melhor forma possível em busca do melhor resultado.  


Além disso, para cada ação saiba o porquê de realizá-la, quem irá fazer, em qual meio, por quanto tempo, qual o resultado esperado, qual a verba estipulada para esta ação e o que se espera com isso. 


Como mencionamos anteriormente a comunicação e a forma de fazê-lo, é uma das peças-chave para o sucesso do seu negócio on-line. Nós, da Tanda Interativa, entendemos que esse processo é complicado, exigindo um planejamento de marketing e uma boa execução. Para tanto, o ideal é contar com ajuda de profissionais que podem lhe ajudar neste processo. Converse com a Tanda Interativa e veja as possibilidades de marketing voltado para a comunicação digital.

Você pode se interressar por

O Facebook é o próximo canalTanda Interativa
Novo site do Instituto Padre HaroldoTanda Interativa
Acessibilidade digital - Benefícios para a sociedadeTanda Interativa
whatsapp
Ligue para Tanda Interativa
Entre em contato
Voltar ao Topo

ESSE SITE USA COOKIES
Nós armazenamos dados de acesso temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao navegar por nosso site, concorda com nossa Política de Privacidade .