O que é jornada do cliente?


A jornada do cliente, também conhecida como jornada do consumidor, é o trajeto completo que o consumidor percorre durante o relacionamento com uma marca, ou empresa. Esse caminho inicia em um primeiro contato (atendimento, visita) e finaliza com a realização da compra (de um produto ou serviço) e o pós-venda.

Durante esse percurso, muitas oportunidades podem ser observadas e utilizadas nas estratégias de negócios de uma empresa.

Nas etapas da jornada do cliente, o consumidor apresenta dúvidas, necessidades, e o marketing digital possui técnicas para entendê-las e desenvolver um processo de conteúdo que levará valor e conhecimento a esse possível cliente que ainda não definiu a sua decisão de compra.

Hoje, as pessoas optam pela compra de um produto ou serviço de forma gradual, pesquisando e analisando. E o mapeando da jornada do consumidor, proporciona a construção de estratégias específicas em cada etapa para atrair, educar e fazer com que o consumidor se torne um cliente engajado com a marca, com a empresa.

O caminho da jornada do cliente possui quatro fases bem definidas, e cada uma delas necessita de uma abordagem diferente, fazendo com que o prospect seja conduzido à próxima etapa, até o momento da realização da compra.

Continue por aqui e entenda quais são essas etapas e os seus conceitos. Veja abaixo:

 

As etapas da jornada do cliente

 

1 – Aprendizado e descoberta

Nessa primeira etapa, o consumidor tem uma dúvida ou apenas uma curiosidade sobre um determinado assunto. Aqui, ele ainda não sabe que tem uma necessidade de compra e ­em muitos casos não conhece os produtos ou serviço da sua empresa.

Nessa situação, a abordagem da empresa tem que ser menos invasiva, menos comercial. Geralmente, o primeiro contato do consumidor com a empresa acontece navegando pela internet, pelas redes sociais, pelo Google.

Como a própria fase denomina é a hora do aprendizado, da descoberta, da empresa levar um conhecimento mais amplo mais didático como forma de ajudar esse perfil de público a identificar o problema e buscar por uma solução.

Essa fase é para mostrar conteúdos educativos em formatos de blogs, vídeos, infográficos, posts em redes sociais sem apelo comercial para a realização da compra. Evite falar sobre a sua empresa.

 

2 – Consideração da decisão

Nessa etapa, o consumidor percebe e entende que tem uma necessidade, um problema que precisa ser resolvido.

Aqui, ainda, deve ser trabalhado o fator educação. Assim, como sua empresa, também, continua no modo descrição sem o apelo comercial.

Mas, nessa fase os conteúdos devem ser mais específicos, mais técnicos, ricos e com esclarecimentos mais completos, direcionando o consumidor para a próxima fase: a decisão de compra.

Artigos em blog, e-books, eventos online, vídeos de comparação são formatos interativos que auxiliam e ajudam o consumidor a esclarecer as dúvidas.

 

3 – Decisão de compra

Até aqui, o consumidor percorreu um longo caminho. Leu vários conteúdos educativos disponibilizados pela empresa e reconheceu que tinha um problema.

Nesse momento, o consumidor já criou laços com a marca e está engajado, mais propenso a fechar uma compra.

Agora é a hora de falar da sua empresa, de apresentar as vantagens, os diferenciais do seu serviço ou do seu produto. É hora de mostrar que a sua empresa é a melhor opção de escolha.

Mostrar cases de sucesso e depoimentos de clientes são formatos muito relevantes e que motivam na decisão de compra.

 

4 – Fidelização

A jornada do cliente não termina na realização de uma compra. É na fidelização que a empresa pode torná-lo em um defensor e promotor de sua marca.

Na etapa fidelização, o objetivo é fortalecer o relacionamento com o cliente e os conteúdos continuam por meio do blog, de e-mail e das redes sociais sempre levando novidades, informações relevantes e necessárias.

O cuidado com o cliente após a venda é uma ação que traz benefícios para a empresa: mais engajamento nas mídias sociais e em eventos; aumentam as vendas, uma vez que o cliente realiza outras compras; aumenta a notoriedade da marca com indicações do cliente.

É preciso estruturar a jornada do cliente e estar ao lado dele em todas as etapas. O cuidado e a preocupação com o consumidor não devem ser resumidos apenas na decisão de compra. Pensar em toda a experiência do consumidor trará um posicionamento mais claro, estratégico e assertivo da sua marca. 

Aqui na Tanda Interativa, você encontra profissionais qualificados para desenvolver o planejamento estratégico de marketing que a sua empresa precisa para ser encontrada na internet.

Você gostaria de mais informações? Nos chame no WhatsApp ou nos envie uma mensagem.

Você pode se interressar por

A acessibilidade digital traz inúmeros benefícios, tanto para a sociedade quanto para a empresa. Para inserir estes recursos seu website precisa estar preparado.Tanda Interativa
Configurando seu e-mail no IPhoneTanda Interativa
Finalizando Mês de Aniversário TANDATanda Interativa
whatsapp
Ligue para Tanda Interativa
Entre em contato
Voltar ao Topo

ESSE SITE USA COOKIES
Nós armazenamos dados de acesso temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao navegar por nosso site, concorda com nossa Política de Privacidade .