Acessibilidade Digital - Audio no website

Montar o seu negócio na web é algo desafiador. A concorrência é muito alta e as novidades ocorrem de maneira veloz. Muitas vezes pensamos em como destacar seu website, mas não pensamos na acessibilidade digital. Estudos elaborados pela BigData Corp e Web para todos, mostram que apenas 1% dos websites brasileiros apresentam recursos de acessibilidade.


Um dos recursos que destacamos aqui é a possibilidade de áudio, ou seja, uma ferramenta que lê os textos do website e os transmitem pelo áudio, para que pessoas com deficiência possam interagir. 


Antes de adentrarmos sobre o assunto, uma pergunta muito comum...


Por que é importante ter acessibilidade digital no website?


Certo, neste caso os benefícios são muitos, e bem melhores do que imaginamos. Além do mais óbvio que é alcançar um público novo, de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, e que também tem poder aquisitivo, há uma construção de uma imagem mais positiva, dando credibilidade a sua marca.


Alguns desses benefícios duplos são:


- Melhoramento de SEO (Otimização para motores de busca - em tradução livre). As práticas e aplicativos de acessibilidade ajudam em ranquear melhor seu website; 


- Website de maior qualidade. Escrever um código com recursos de acessibilidade digital faz com que ele seja de melhor qualidade. Neste ponto até a usabilidade melhora; 


- Evitar problemas legais. Sim, existe a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015). Além de uma exigência, evitará processos por conta da falta de acessibilidade em seu website.



Recurso de áudio no website


Visto alguns benefícios, vamos falar sobre o áudio no website. Na prática trata-se da implementação de um aplicativo, instalado e configurado, em seu website, onde que através dele é possível ouvir o conteúdo de texto. 


O recurso é bem simples de ser utilizado. Logo na parte superior da página da web, onde todo o conteúdo que está  em forma de texto, você poderá visualizar a opção “ouvir” dentro de uma caixa de diálogo, conforme ilustração abaixo. 



Não tem segredo. De imediato conseguirá ouvir o conteúdo da página. 


Não só um recurso para pessoas portadoras de alguma deficiência, mas também uma possibilidade de realizar multi tarefas. Imagine que você é uma mãe que está amamentando seu filho, e queira consumir o conteúdo desta matéria, neste caso com o recurso de áudio é possível fazer isso tendo esta mobilidade. Deste modo entendemos que este recurso, além de outros, é vantajoso para todos os usuários na web. 


Conclusão - Áudio no website


Implementar recurso de áudio em seu website faz com que atinja um público novo, os portadores de alguma deficiência, dá credibilidade a sua marca, melhora o SEO "otimização" e, consequentemente, melhora o código de seu website.


 Algumas agências de web, como nós da Tanda Interativa, especializaram também em navegar neste mundo da acessibilidade digital, como poderá ver em nossa matéria “CONFIRA AS NOVIDADES DE ACESSIBILIDADE DO NOVO SITE DA TANDA”. Para verificar e implementar tais recursos em seu website, o melhor caminho é conversar com uma dessas agências.




Você pode se interressar por

Debate online já supera 1,7 milhões de acessosTanda Interativa
Mundo terá mais de 2 bilhões de internautasTanda Interativa
Maternidade de Campinas sempre apostando em uma nova geraçãoTanda Interativa
whatsapp
Ligue para Tanda Interativa
Entre em contato
Voltar ao Topo