Acessibilidade digital - Links Acessíveis

Atualmente dispomos de diversos recursos que podem ser inseridos em seu website para que ele seja acessível, além de boas práticas que podemos fazer facilmente em nosso dia a dia para facilitar a interação das pessoas portadoras de alguma deficiência Sempre que possível, nós da Tanda Interativa, abordamos esses assuntos em nosso blog. Neste caso, a boa prática que vamos ver é de como deixar um link o mais acessível possível.


Essa prática é bem simples, mas no final faz muita diferença para pessoas que possuam alguma dificuldade motora ou visual. Logicamente que sua interação com o website é diferente, o mouse neste caso pode não ser tão importante, e esses usuários utilizam a tecla “TAB”  para navegar entre os links da página, incluindo também os elementos ativos que possam ter. 


Esse tipo de navegação evita a utilização do mouse. No caso, quando o usuário chega no link desejado, ele o acessa utilizando a tecla “Enter” do teclado. Entretanto vale destacar que o usuário irá receber a informação do texto do link, ou seja, se o link estiver no texto “Leia mais”, somente essas palavras serão transmitidas.





Como fazer que os link sejam acessíveis?

 

Na realidade é bem simples, inclusive, nós da Tanda Interativa exploramos isso no nosso dia a dia em nosso website. O conteúdo de texto dos link devem indicar o seu destino. Além disso devemos também ter o cuidado destacar visualmente os mesmos. 


No caso da construção do texto dos link, é importante que mesmo fora de contexto o link seja compreendido, por exemplo:


- Em vez de ter o link “leia mais”, o que seria incorreto, faça um link “ACESSIBILIDADE DIGITAL - AUDIO NO WEBSITE


Note que não é preciso inserir algo do tipo “clique aqui para acessar a matérias acessibilidade digital…”. No caso isso seria redundante, pois a pessoas que está navegando em seu website compreende que isso já é um link.


Visto a construção correta do link utilizando textos coerentes que possam ser compreendidos mesmo fora de contexto, o próximo passo é o visual. Neste sentido devemos ter em mente que um link têm que ter aparência de um link. 


Parece besteira, mas apresentar o link de cor diferente, dando um bom contraste com a cor de fundo, com aparência clara e com boa área de click, faz diferença para usuários portadores de deficiência, especialmente os que apresentam algum tipo de deficiência visual.


Colocando em prática essas duas dicas básicas, certamente já fará a diferença na vida dos usuários portadores de alguma deficiência.


Vale a pena fazer link pensando na acessibilidade digital?


Sim, com certeza. Todos os recursos e práticas de acessibilidade digital trazem benefícios, e não é só para os usuários portadores de alguma deficiência, mas também para o seu negócio na web.


Antes de mais nada, estará promovendo uma inclusão digital, atingindo um público novo e abrindo novas possibilidades de negócios. Além disso, seu website terá melhorias no SEO (Otimização para motores de busca do Google), sua marca terá maior credibilidade e estará se diferenciando da concorrência. Assunto que abordamos com mais profundidade na matéria - ACESSIBILIDADE DIGITAL TRAZ BENEFÍCIOS E CUMPRE A LEI.


Quer implementar recursos de acessibilidade digital em seu website e desfrutar de todos esses benefícios? Converse com a Tanda Interativa

Você pode se interressar por

Delicioso novo site do Empório das TortasTanda Interativa
whatsapp
Ligue para Tanda Interativa
Entre em contato
Voltar ao Topo