Dicas para trabalhar em Home Office

Vai trabalhar em Home Office? Veja algumas dicas e sugestões para otimizar seu trabalho


O trabalho em Home Office é uma alternativa muito interessante para empresas e profissionais poderem manter suas atividades perante a pandemia do Coronavírus, COVID-19, mas muitas vezes essa nova rotina de trabalho pode trazer algumas complicações de adaptação e desenvolvimento do trabalho.

A fim de ajudar, nós da Tanda Interativa vamos compartilhar algumas informações que utilizamos em nossa rotina de trabalho e que tem funcionado muito bem.



Home Office, alternativa de trabalho perante ao Coronavírus.


Primeiramente, o que é Home Office? É a atividade de desenvolvimento do trabalho realizado remotamente, podendo ser realizada em locais como sua própria casa, espaços de trabalho compartilhados (Coworking), cafés, entre outros. Essa modalidade de trabalho está ganhando cada vez mais força atualmente, principalmente por profissionais liberais e até mesmo empresas com contrato de trabalho contendo cláusulas específicas para esta modalidade de trabalho.

Tendo em vista que foram implementadas algumas ações preventivas e de contenção de órgãos governamentais em contrapartida a pandemia mundial do COVID-19, e até mesmo ações de livre iniciativa de empresas, o trabalho na modalidade Home Office ficou em evidência, se fazendo necessário para que o andamento das atividades permaneçam de forma contínua, uma vez que os colaboradores se encontram com a necessidade de ficarem em suas residências.

Dicas de como Home Office de maneira eficaz


Sobre o ambiente de trabalho: Antes de mais nada, para quem estava acostumado a trabalhar no escritório dentro da empresa, o espaço de trabalho muda completamente:

    1 - Tente organizar um ambiente diferenciado;

    2 - Deixe a mão suas ferramentas de trabalho, tais como papel, caneta, calculadora, entre outros;

    3 - Evite locais onde tenha acesso fácil a distrações como TVs, por exemplo;

    4 - Observe a si mesmo, mantenha o foco nas atividades que precisam ser feitas;

Sobre o horário: Separe um horário para o seu trabalho, e tenha autocontrole. Separar os problemas e atividades pessoais das profissionais é um passo muito importante, ajuda na concentração das atividades e organização do seu dia.

Sobre as tarefas: Bom, organização é algo imprescindível, principalmente em home office. Tire um tempo antes de iniciar seu trabalho para definir o que terá que fazer, suas metas diárias e o grau de prioridade entre elas. Existem disponíveis diversas ferramentas que poderão lhe ajudar com isso, no mais, uma boa e velha planilha dará conta do recado.

Sobre os equipamentos: Certo, este ponto é decisivo. É importante que suas ferramentas de trabalho estejam aptas para executar suas tarefas. Computador ou notebook precisam ter uma configuração condizente à sua atividade. O acesso a internet é vital, garanta uma boa conexão, que seja estável e aguente o fluxo de informações necessárias. Caso necessite de um programa específico, garanta que o mesmo tenha um bom funcionamento. No mais, os profissionais de TI conseguem ajudar remotamente, então não exite em solicitar seus trabalhos, eles irão resolver seus problemas o mais rápido possível e na maioria dos casos remotamente, te poupando tempo e dor de cabeça.

Sobre a comunicação: Este é um ponto importante, independe do formato que está trabalhando. Você é responsável pelo seu trabalho e suas informações, deste modo, uma de suas tarefas é garantir que a outra pessoa tenha entendido a informação corretamente, registrando de forma adequada esta interação. Não se trata apenas de enviar um e-mail, mas sim de entrar em contato com quem irá receber a informação, seja por uma ligação ou qualquer outra forma, e certificar-se do recebimento, e, mais importante, se entendeu.

Sobre canal de atendimento: Tenha claro para os seus clientes os canais de atendimento do seu negócio, tente facilitar o máximo a forma que ele poderá entrar em contato e se mostre presente. Faça campanhas informativas, deixe o canal de comunicação de fácil acesso e responda o mais rápido possível, mostrando sua presença para gerar confiança e conforto. Veja nossa campanha de conscientização de home office.


A fim de mantermos nosso telefone corporativa ativo, de forma que nosso colaboradores possam atender as ligações mesmo trabalhando em Home Office, evitando de usar telefones celulares particular, a Tanda conta a um bom tempo com um serviço de PABX em nuvem ao qual podemos atender as ligações da linha fixa utilizando os celulares e/ou aplicativo no computador/notebook. Se este for um dos problemas que está enfrentando, fica uma dica, utilizam PABX em nuvem.

Uma possibilidade é utilizar os recursos da Logmein, com eles, além de utilizar o PABX em nuvem que levará toda a sua estrutura de telefonia atual para o Home Office;  poderá também fazer reuniões virtuais via internet, realizar Webinar (Conferência on-line de caráter educacional), e ainda criar treinamentos. Dê autonomia para seus colaboradores trabalharem remotamente. Converse com parceiro da logmein.


Um dos canais de comunicação muito importante é o seu site. Ele precisam ser eficiente para que seus clientes possam interagir com a sua empresa, bem como sua hospedagem de websites e e-mails. Como poderão ver em outras matérias como VANTAGENS DE UM WEBSITE DE ALTA PERFORMANCE e POR QUE O NOVO SITE TERRA NUTRI TEM GRANDE POTENCIAL?

Como poderá perceber, para que o trabalho em Home Office flua corretamente, é necessário uma série ações, que dependem da sua postura e comprometimento. Faça sua auto reflexão, assuma o controle.

Quer saber se seu site pode ser melhorado, ou quer implementar algumas de nossas soluções, preencha o formulário abaixo, ou entre em contato, faremos uma avaliação gratuita para você.  


Você pode se interressar por

A importância de ter sua empresa nas redes sociaisTanda Interativa
Sítio Santa Isabel apresenta seu novo siteTanda Interativa
Buscador de ofertas onlineTanda Interativa
whatsapp
Ligue para Tanda Interativa
Entre em contato
Voltar ao Topo